Portal de Eventos - UEM, V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia

Tamanho da fonte: 
A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO: UMA VISÃO SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA
Hernani Pereira dos Santos, Valéria Queiroz Furtado, Marilícia Witzler Antunes Palmieri

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


A partir da perspectiva sociocultural construtivista, que enfatiza a importância dos contextos socioculturais e da participação ativa do sujeito na construção de significados, tem-se por objetivo fazer uma revisão da literatura indexada em revistas brasileiras sobre o que foi produzido até o momento no que se refere a estudos empíricos sobre a interação entre professor e aluno. Foi feita uma pesquisa no Google Acadêmico e no Portal SciELO Brasil para levantamento bibliográfico com os termos "sociocultural construtivismo" e "sociocultural construtivista" e, depois, foram selecionados apenas aqueles artigos que tratavam da temática da interação entre aluno e professor e que estavam indexados nem revistas brasileiras. Foram selecionados, então, seis artigos que incluíam um estudo empírico. A análise deste material proporcionou identificar duas coisas substanciais: a) a importância e a eficácia da análise microgenética na compreensão de práticas sociais e pedagógicas envolvidas nas interações professor aluno em diversos contextos e b) a falta de formação do docente para lidar com as interações sociais com alunos, conforme presentes em diversos contextos. Assim, este estudo aponta para a importância da realização de estudos sobre a coconstrução da personalidade do professor e de trabalhos para a formação docente que leve em conta os aspectos microgenéticos das interações cotidianas.

Palavras-chave


Sociocultural Construtivismo; Interação Professor-Aluno; Revisão Bibliográfica

Texto completo: PDF