Tamanho da fonte:
INTERLOCUÇÕES ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E TIC NAS PRÁTICAS RELATADAS NAS CNMEM’S: UMA ANÁLISE
Última alteração: 2017-09-26
Resumo
Neste trabalho objetivamos investigar as interlocuções entre as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC e a Modelagem Matemática presentes nos Relatos de Experiência (RE) socializados nas cinco últimas Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). O intento é evidenciar, sobretudo, a forma como se dá o enfoque tecnológico nestas produções científicas, que consideram aspectos da Modelagem Matemática. As CNMEM’S foram eleitas como fonte de investigação considerada sua abrangência, uma vez que o evento reúne pesquisas, práticas e experiências sobre Modelagem na Educação Matemática nas mais variadas regiões brasileiras. Do exame dos RE selecionamos e, posteriormente, identificamos, por similitudes ou distanciamentos, duas categorias: tecnologia associada e recurso pedagógico. A primeira congrega os RE que estabelecem uma discussão entre TIC e Modelagem Matemática, tratando, explicitamente, as TIC com finalidades pedagógicas e, a segunda categoria considera os RE nos quais não foi encontrada discussão teórica sobre as TIC, ou seja, elas aparecem nos RE como recursos pedagógicos, assim como um giz ou um apagador.
Palavras-chave
Educação Matemática; Modelagem Matemática; Tecnologia da Informação e Comunicação; Conferência Nacional de Modelagem em Educação Matemática; Anais
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.