Última alteração: 2017-09-25
Resumo
Neste artigo apresentamos uma pesquisa acerca de como tem se dado a participação dos professores na tomada de decisão dos alunos durante o encaminhamento de atividades de Modelagem Matemática em trabalhos publicados nos anais da IX Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática e no VII Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. Dentre os 119 artigos apresentados nos anais dos dois eventos, encontramos 17 que tinham diálogos ocorridos em uma atividade de Modelagem Matemática. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Em relação às unidades, foram encontradas 44 unidades nos 17 artigos selecionados previamente. Dessas 44 unidades, 29 eram de diálogos referentes a atividades de Modelagem Matemática com a presença de professores. Na categorização encontramos três categorias, na categoria Professor como pesquisador, estão os professores que assumem o papel de pesquisador, ou seja, eles dialogam com seus alunos de modo a saber mais sobre a atividade e não para conduzir a mesma. Já na categoria Professor como orientador, encontramos os professores que encaminham as atividades por meio das ideias dos alunos; e na última categoria, Professor como aluno, encontramos os professores que participam ativamente das atividades de Modelagem junto a seus alunos.