Portal de Eventos - UEM, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE / III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO

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A produção científica sobre o Esporte no Brasil: panoramas epistemológicos
Marcelo Moraes e Silva, Alessandra Soares Seer, Ana Claudia Cesário, Leonardo de Couto Gomes, Camila Cavalheiro Maciel, Thales Wagner Ramos

Última alteração: 2015-08-31

Resumo


Introdução: O presente trabalho trata-se de um projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. O mesmo busca compreender epistemologicamente a pluralidade de sentidos presentes no campo científico brasileiro. Como se materializa no campo acadêmico brasileiro o debate epistemológico em torno do Esporte? Quais são os intelectuais e as instituições presentes nestes embates e quais são os movimentos epistemológicos realizados pelos mesmos no interior do campo? Como foram estruturados tais conjunto de saberes que atualmente se apresentam no discurso da atividade física e saúde, performance, pedagógico, lazer? São indagações como as apresentadas acima que serão o guia de reflexão do presente projeto de pesquisa. Objetivos: Os principais objetivos da presente pesquisa são: 1) compreender como ocorrem os processos de constituição dos regimes de produção do conhecimento científico relacionados ao Esporte no Brasil; 2) visualizar os processos de disputas existentes entre os discursos circulantes no campo científico brasileiro relativo ao Esporte; 3) analisar como foram estruturados os conjuntos de saberes que se materializam no discurso de cada uma das subáreas: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. Metodologia: Serão consideradas as seguintes fontes para o desenvolvimento do projeto: (a) referências bibliográficas (teses, dissertações, monografias; artigos, capítulos de livro, anais de eventos científicos); (b) documentos de entidades científicas, programas de pós-graduação e agências de fomento; (c) entrevistas com intelectuais atuantes no campo científico. Resultados e Conclusões: Na atual fase da pesquisa a equipe de trabalho está fazendo um mapeamento dos programas de pós-graduação em Educação Física existentes no Brasil. O principal apontamento até o momento é que existe uma predominância das pesquisas em biodinâmica do movimento, um crescimento dos estudos da área sociocultural e uma regressão de produções relacionadas aos aspectos pedagógicos.


Palavras-chave


Esporte; Epistemologia; Produção do Conhecimento.

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