Portal de Eventos - UEM, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE / III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO

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O ESPORTE E O CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO: UM OLHAR NA PRODUÇÃO DA DÉCADA DE 1980
Marcelo Moraes e Silva, Aline Jorge Corrêa, Palmira Sevegnani, Fernando Marinho Mezzadri, Katiuscia Mello Figuerôa

Última alteração: 2015-08-31

Resumo


O presente estudo busca compreender como os intelectuais brasileiros da década de 1980 trataram epistemologicamente o Esporte. As fontes documentais utilizadas na pesquisa foram os denominados teóricos da crise da Educação Física: Medina (1983); Oliveira (1983); Cavalcanti (1984) Bracht (1986); e Betti (1991). Os resultados da pesquisa apontam que estes autores da Educação Física brasileira incitaram o surgimento de uma “crise” epistemológica na área. Situados neste contexto, alguns destes intelectuais condenaram o fenômeno esportivo, demonstrando que sua manifestação reproduzia as lógicas da sociedade capitalista, expondo, com isso, a infância e a juventude que ocupam a escola a determinados malefícios. A título de conclusão, argumenta-se que o Esporte foi “condenado” mais por um viés epistemológico do que por uma intimação dirigida a ele.


Palavras-chave


Esporte; Epistemologia; Produção do Conhecimento.

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