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Análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município de Maringá
Última alteração: 2017-11-28
Resumo
No ano de 1996, impulsionado por uma preocupação efetiva com o desenvolvimento social e econômico da cidade de Maringá/PR, foi criado (instituído por lei Municipal nº 4257) o órgão Municipal Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) com o intuito de propor e executar políticas de desenvolvimento econômico. No ano de 2016, surgiu o projeto “Indicadores e Metas para Maringá 2017-2020”, proposto pelo Conselho Deliberativo e executado pela Secretaria Executiva, com o objetivo de avaliar indicadores sociais subdividido por eixos para uma comparação e nivelamento das metas propostas, supervisionando e guiando o poder executivo municipal. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado no ano de 2006, a fim de medir a qualidade do aprendizado nacionalmente, é um dos principais indicadores do eixo educação do projeto “Indicadores e Metas para Maringá 2017-2020”. Neste sentido, o presente trabalho, buscou identificar fatores que contribuíram para a nota final do IDEB das escolas do município de Maringá, no ano de 2015. Foi realizada uma análise de Regressão Linear Múltipla, por meio do software R, utilizando a nota do IDEB das escolas municipais como variável dependente e as variáveis independentes foram retiradas do Censo Escolar aplicado pelo INEP no ano de 2015. Constatou-se que além do fluxo e das notas da Prova Brasil de português e de matemática, a faixa etária do diretor, o policiamento na escola e ao redor da escola, a iluminação fora da escola e a carga horária semanal do diretor, são fatores que contribuíram para a qualidade da educação do município, no ano de 2015.
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