Tamanho da fonte:
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM CONTEXTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E AÇÕES DE ENSINO
Última alteração: 2016-12-20
Resumo
O GEPAE1 – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade de Ensino –, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, tem se dedicado a pesquisar condições teórico-metodológicas de um ensino que melhor responda às possibilidades formativas da aprendizagem conceitual em diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino. Essas pesquisas têm trazido contribuições para o campo da didática e das metodologias de ensino.O problema desencadeador das atividades do Grupo tem origem em duas instâncias, inicialmente separadas, uma de ordem prática: a existência de uma escolarização que tem resultado em uma formação precária para a maioria da população; outra de ordem teórica: a afirmação de Vigotski de que “[...]uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental [...] (VIGOSTKII, 1991, p. 115), essa afirmação se constitui em um problema porque não foi explicitado de modo pontual, pelo autor, o que seria uma “correta” organização da aprendizagem.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.