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ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL DE SALAS DE AULA DE INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR
Giane de Campos Grigoletti, Raquel Brandão Mansilha

Última alteração: 2013-08-23

Resumo


Salas de aula são os ambientes de maior permanência de estudantes em escolas e universidades, nelas se desenvolvem atividades de escrita e leitura que são essenciais para o aprendizado. O desempenho e a eficiência da tarefa visual dependem fortemente das boas condições de iluminação natural e artificial. Além disso, a iluminação natural, durante o dia, é essencial para o conforto visual e psicológico dos usuários. Este artigo apresenta resultados da avaliação de oito salas de aula da Universidade Federal de Santa Maria, no interior do RS, no que diz respeito aos níveis de iluminância disponíveis devido à iluminação natural comparando parâmetros considerados relevantes tais como a presença de obstruções externas e orientação solar, e analisando a distribuição de circuitos elétricos para iluminação e seu papel na complementação da iluminação natural. O método adotado baseia-se em levantamentos das características físicas das salas de aula e de seu entorno imediato e em medições in loco com uso de luxímetros digitais da Instrutherm, modelo LDR225, localizados em seis pontos do recinto em avaliação. As salas foram avaliadas aos pares, com medições simultâneas, adotando-se um parâmetro para análise. Como resultados têm-se o uso indiscriminado de películas fumê, o uso de proteções solares desnecessárias ou inadequadas se considerado o entorno da edificação, a importância de cores de obstruções externas para a otimização da captação de luz natural e sua influência na distribuição de iluminâncias e o comportamento de salas voltadas a sul.

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