Tamanho da fonte:
IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN OFFICE EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
Última alteração: 2019-07-07
Resumo
A evolução tecnológica e o acirramento global da competitividade comercial nas últimas décadas têm pressionado as empresas para que atendam às necessidades e expectativas de seus clientes com maior eficiência e qualidade. No caso de empresas de prestação de serviços, tais objetivos são perseguidos, entre outros, por meio de aperfeiçoamentos no planejamento e na gestão de processos, com vistas a garantir a continuidade e a agilidade dos processos, a mitigação de etapas restritivas, a redução de erros e retrabalhos e, consequentemente, as reduções dos custos e do tempo de espera, ou lead time. Este estudo tem como objetivo geral aplicar a ferramenta Lean Office, ou Escritório Enxuto, no gerenciamento de processos em um escritório de contabilidade. Com relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica e documental. Há uma coleta de dados por meio de entrevistas com o gestor e com os colaboradores do escritório, bem como por observação direta. Posteriormente, é desenhado o mapeamento do estado atual dos processos, procurando identificar as ineficiências. Em seguida, é proposto um plano do estado futuro, considerando as potenciais melhorias, com prazos para a implementação, utilizando o método Kaizen. De acordo com o fluxograma proposto, pode-se concluir que a ferramenta Lean Office reduz potencialmente o lead time atual dos fluxos estudados no escritório de contabilidade.
Texto completo:
PDF