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Ensino de Estatística: uma análise das questões do ENEM
Última alteração: 2016-10-14
Resumo
Vivemos em um mundo cheio de informações, que se propagam cada vez mais rápido, e elas mudam a todo o momento. Portanto, tomamos decisões cotidianas e muitas delas baseadas em análise de dados, na interpretação de informações, em tabelas ou gráficos, entre outros dados. Cabe ao professor fornecer formas e ferramentas para o aluno decidir através da análise correta dos fatos. Um dos principais conteúdos, que nos ajudam a embasar estas escolhas, é a estatística. O ensino estatística na educação básica é atualmente um dos desafios do professor de matemática e há carência de material de apoio didático, principalmente para a preparação dos alunos às questões da prova do exame nacional do ensino médio (enem). O presente estudo teve como objetivo resolver e comentar as questões das provas de matemática do enem realizadas nos anos de 2009 a 2014. Foram analisadas as questões que envolviam conteúdos específicos sobre estatística ou representação gráfica em geral. Nesta análise levamos em consideração a classificação do nível de dificuldade na interpretação da leitura, de gráficos segundo curcio e tabelas conforme wainer e também os registros de representação semiótica citados por duval. Conforme wainer (1992) as tabelas expostas nas questões são na sua grande maioria de nível básico, sendo necessário apenas retirar os dados diretos para a resolução da questão. Segundo curcio (1989) os gráficos apresentados são na grande maioria de 1° nível, sendo necessário apenas ler os dados para resolver a questão. Após as resoluções e análises sobre as questões de Estatística, presentes nas provas, podemos concluir que em todos esses anos a prova manteve um padrão, ou seja, as questões são bem parecidas e utilizam em sua grande maioria a exposição dos dados em gráficos ou tabelas. Também notamos que estas questões representam em média cerca de 9 a 10 questões do total de 45 de cada prova, representando cerca de 22% do total. Sendo assim, em apenas um conteúdo temos quase que 1/4 das questões, mostrando a importância do seu conhecimento para o resultado final na nota dos alunos. As principais competências exploradas nas provas envolviam a leitura direta de dados em gráficos, tabelas ou quadros. As habilidades de resolução de problemas, inferência e aleatoriedade se fizerem presentes.
Palavras-chave
Estatística; Ensino; ENEM; Competências; Habilidades.