Portal de Eventos - UEM, XIII Semana da Estatística da UEM

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Combate ao mosquito Aedes Aegypti com o auxílio da Estatística
Angela M. M. Araujo, Cledina Regina Lonardan Acorsi, Sebastião Gazola, Gessica Organista, Juliana Maria Furtil, Vitor José Landi Silvério

Última alteração: 2016-10-13

Resumo


De acordo com as Diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os conceitos e procedimentos da Estatística devem estar presentes e serem trabalhados desde a educação infantil, pois a diversificação e flexibilidade dos conteúdos programáticos, possibilitam dinamização do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido o seguinte trabalho representa um estímulo às atividades interdisciplinares e tem por objetivo proporcionar o contato dos alunos do Ensino Médio com os conceitos básicos da estatística. Partindo da escolha de um tema que seja de interesse dos alunos e professores do estabelecimento de ensino, doenças acometidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o trabalho desenvolve-se de acordo com as seguintes etapas: i) escolha do tema, ii) elaboração de instrumento de coleta de dados, iii) coleta e análise dos dados, iv) proposição de ações, v) avaliação e finalmente apresentação dos resultados. A investigação de tema ligado a situações reais permite aos alunos refletir, compreender, criticar e propor soluções coerentes, desenvolvendo habilidades úteis e adquirindo na escola, competências necessárias à sua integração e atuação na comunidade. A comunidade em geral recebe através dos alunos e professores uma atualização do conhecimento relativo ao tema proposto. Os resultados encontrados mostram para a escola e comunidade a realidade vivida e praticada e ainda orientam os professores a traçarem as metas e diretrizes para melhoria da qualidade de vida. A integração com a comunidade é fator relevante para todo trabalho de extensão e este em questão proporciona meios para que isso ocorra. Destaca-se que neste trabalho há necessidade irrestrita de discussão e propostas coletivas, exigindo que os professores envolvidos contribuam com as peculiaridades multi e interdisciplinares das áreas em que atuam.

Palavras-chave


Aedes Aegypti, Ensino médio, Estatística descritiva