Portal de Eventos - UEM, XIII Semana da Estatística da UEM

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Desempenho na disciplina de matemática em dois colégios da rede pública de Maringá
Angela M. M. Araujo, Cledina Regina Lonardan Acorsi, Sebastião Gazola, Gessica Organista, Juliana Maria Furtil, Vitor José Landi Silvério

Última alteração: 2016-10-14

Resumo


O programa PIBID  desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática. O programa visa a melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de desenvolvimento da educação básica esteja abaixo da média nacional que é de 4,4. Dois Colégios da rede pública de ensino (Colégio TE e Colégio VB) da cidade de Maringá foram selecionados para participar e seus alunos foram examinados por meio de avaliações de  matemática que consistiam de 5 questões, durante três anos consecutivos. A avaliação foi aplicada a todos os alunos do sexto ano ao nono anos. Após a avaliação inicial no ano de 2014, estes alunos foram acompanhados com monitorias e avaliados anualmente. Quanto ao Colégio VB observou-se que a média de acertos dos alunos do sexto ano aumentou em 2016. No 8º e 9º anos a média de acertos em 2016 em comparação com 2014 diminuiu. Ao longo dos anos, 2014, 2015 e 2016 as médias do 7º, 8º e 9º anos decresceram. Quanto ao Colégio TE observou-se que no sexto ano o desempenho dos alunos manteve-se ao decorrer dos anos. No 9º teve-se a menor média de acertos nos três anos. De 2014 para 2015 as médias do sétimo, oitavo e nono anos decresceram e o mesmo ocorreu para 2016 com exceção do sétimo ano que teve um pequeno aumento. Os resultados mostraram que em relação ao número de acertos em cada questão, o 9º ano do Colégio TE teve 0,0% dos alunos que não conseguiram acertar cinco questões, no Colégio VB foi de 1,3%. Em todos os anos o maior percentual de acerto (41,5%) em cinco questões foi no sexto ano do Colégio VB. Quanto a média de acertos por turma nota-se que em 2016 o Colégio VB teve melhor desempenho que o TE. Observa-se que em ambos colégios o  sexto e oitavo anos tem média de acertos maior do que o sétimo e nono  anos.


Palavras-chave


Ensino de Matemática, Aprendizado, Estatística descritiva