Última alteração: 2016-10-14
Resumo
O programa PIBID desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática. O programa visa a melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de desenvolvimento da educação básica esteja abaixo da média nacional que é de 4,4. Dois Colégios da rede pública de ensino (Colégio TE e Colégio VB) da cidade de Maringá foram selecionados para participar e seus alunos foram examinados por meio de avaliações de matemática que consistiam de 5 questões, durante três anos consecutivos. A avaliação foi aplicada a todos os alunos do sexto ano ao nono anos. Após a avaliação inicial no ano de 2014, estes alunos foram acompanhados com monitorias e avaliados anualmente. Quanto ao Colégio VB observou-se que a média de acertos dos alunos do sexto ano aumentou em 2016. No 8º e 9º anos a média de acertos em 2016 em comparação com 2014 diminuiu. Ao longo dos anos, 2014, 2015 e 2016 as médias do 7º, 8º e 9º anos decresceram. Quanto ao Colégio TE observou-se que no sexto ano o desempenho dos alunos manteve-se ao decorrer dos anos. No 9º teve-se a menor média de acertos nos três anos. De 2014 para 2015 as médias do sétimo, oitavo e nono anos decresceram e o mesmo ocorreu para 2016 com exceção do sétimo ano que teve um pequeno aumento. Os resultados mostraram que em relação ao número de acertos em cada questão, o 9º ano do Colégio TE teve 0,0% dos alunos que não conseguiram acertar cinco questões, no Colégio VB foi de 1,3%. Em todos os anos o maior percentual de acerto (41,5%) em cinco questões foi no sexto ano do Colégio VB. Quanto a média de acertos por turma nota-se que em 2016 o Colégio VB teve melhor desempenho que o TE. Observa-se que em ambos colégios o sexto e oitavo anos tem média de acertos maior do que o sétimo e nono anos.