Portal de Eventos - UEM, III Simpósio de Pós Graduação em Engenharia Urbana

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA: METODOLOGIA PARA CARACTERIZAÇÃO DE IMPACTOS CAUSADOS POR SUPERMERCADOS EM CIDADES DE PORTES DIFERENTES
Vitor Eduardo Molina Junior, José Augusto de Lollo, Fábio Noel Stanganini

Última alteração: 2013-03-31

Resumo


O trabalho discute uma metodologia de coleta de dados, caracterização de impactos e análise para Estudo de Impacto de Vizinhança aplicado a supermercados em cidades de diferentes portes. Tais empreendimentos foram escolhidos em função de seu potencial de geração de impactos no entorno, que foram identificados e discutidos a partir de levantamento de campo e revisão bibliográfica, valorados e discutida, também,  sua área de influência. Os impactos foram coletados por meio de aplicação de questionário, visitas a campo e valorados por meio de matriz de impactos e representados espacialmente em Sistema de Informações Geográficas. A aplicação conjunta do geoprocessamento e matriz cruzada mostrou-se uma ferramenta interessante para a avaliação dos impactos de vizinhança e a relação dos mesmos com o entorno dos supermercados.

Texto completo: PDF