Portal de Eventos - UEM, XVIII Semana da Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. IV Seminário de Integração do PRO Saúde PET Saúde

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PREVENÇÃO AO BULLYING ESCOLAR: IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO
Aline Spaciari Matioli, Karine Razalkiewicz Oliveira

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Neste trabalho são apresentados os resultados parciais do projeto de extensão Vamos falar sobre bullying? implantado em um dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os Institutos têm como missão promover uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada, com vistas à formação e qualificação de profissionais para os diversos setores da economia nacional. Outro foco de ações é o incentivo à pesquisa e extensão. Uma das modalidades de projetos desenvolvidos na rede é o PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), que tem como objetivo contribuir para a formação profissional e cidadã dos estudantes, por intermédio de sua participação em projetos de extensão, a partir da concessão de bolsas de estudos. O projeto teve início a partir de uma necessidade prática em razão da identificação de casos de bullying entre os estudantes de um campus do interior do Paraná. O objetivo principal do projeto é conscientizar os alunos acerca dos efeitos nocivos que a prática do bullying acarreta para a vítima de forma a reduzir os casos praticados no campus. A metodologia consistiu na elaboração de material informativo divulgado nas mídias sociais, e em grupos de discussão com os estudantes do campus e de outras escolas públicas da cidade e região, assim como intervenções junto aos agentes do meio escolar de forma a auxiliá-los da identificação e prevenção do bullying. Há diferentes tipos de bullying, como o físico, o verbal, o indireto e o cyberbullying, cujos efeitos atingem às esferas física, emocional e social. Em virtude da gravidade dos efeitos do bullying, destaca-se a importância de se desenvolver novas estratégias de ação, individuais e coletivas, com vistas à identificação e prevenção dessa violência perversa entre estudantes no meio escolar, pois o sofrimento silencioso pode dar lugar ao ato violento, como os atentados em escolas em resposta ao bullying escolar.