Última alteração: 2014-10-06
Resumo
Este estudo teve por objetivo compreender a vivência diante da facticidade de tornar-se deficiente visual. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, tendo como referencial a fenomenologia de Merleau-Ponty, especialmente sua perspectiva em relação à percepção, que está atrelada a experiência corporal, bem como os conceitos de ser-no-mundo da teoria de Heidegger. Foram realizadas entrevistas com pessoas com deficiência visual participantes da Associação dos Mestres e Amigos dos Deficientes Visuais. Os dados coletados foram categorizados em unidades temáticas identificadas e correlacionadas ao aporte teórico escolhido. Pode-se perceber no discurso dos colaboradores aspectos referentes a: reações pessoais e da família frente a perda da visão; dificuldades encontradas; aspectos positivos; e o modo como lidam como denominações . Por meio dos resultados alcançados, entende-se que a aquisição da deficiência modificou a percepção, fazendo-se necessário que o corpo, que careceu adaptar-se, promovesse um novo modo de estar-no-mundo.