Portal de Eventos - UEM, XV Semana de Psicologia da UEM e VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Psicologia da UEM

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Ser-no-mundo após a cegueira adquirida: uma compreensão fenomenológica
Fernanda Déo da Silva Mazzer, Gésica Aparecida Giopato, Lucia Cecília da Silva

Última alteração: 2014-10-06

Resumo


Este estudo teve por objetivo compreender a vivência diante da facticidade de tornar-se deficiente visual. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, tendo como referencial a fenomenologia de Merleau-Ponty, especialmente sua perspectiva em relação à percepção, que está atrelada a experiência corporal, bem como os conceitos de ser-no-mundo da teoria de Heidegger.  Foram realizadas entrevistas com pessoas com deficiência visual participantes da Associação dos Mestres e Amigos dos Deficientes Visuais. Os dados coletados foram categorizados em unidades temáticas identificadas e correlacionadas ao aporte teórico escolhido. Pode-se perceber no discurso dos colaboradores aspectos referentes a: reações pessoais e da família frente a perda da visão; dificuldades encontradas; aspectos positivos; e o modo como lidam como denominações . Por meio dos resultados alcançados, entende-se que a aquisição da deficiência modificou a percepção, fazendo-se necessário que o corpo, que careceu adaptar-se, promovesse um novo modo de estar-no-mundo.


Palavras-chave


Fenomenologia; Deficiência visual; Percepção

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