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APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: UMA DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Última alteração: 2012-07-25
Resumo
Partindo da constatação de que a atual forma de educação escolar não possibilita a apropriação da linguagem escrita de modo satisfatório a todos os seus alunos, este trabalho tem como propósito compreender os processos relacionados ao domínio desta forma de linguagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa a partir das publicações dos principais autores da Psicologia Histórico-Cultural. A análise deste referencial permitiu elucidar os principais aspectos relacionados à apropriação da linguagem e desenvolvimento humano. Observou-se que tanto no desenvolvimento filogenético, quanto no ontogenético, a apropriação da linguagem permite ao homem superar os limites do sensorial em direção ao racional. Desse modo, a apropriação da linguagem escrita, considerada como a forma de linguagem mais elaborada, conduz o homem a tomada de consciência e ao uso arbitrário dos sistemas lógico-abstratos da linguagem. Por ser a forma mais elaborada, esta forma de linguagem exige um ensino especificamente organizado para este fim.
Palavras-chave
Linguagem escrita; processo educativo; Psicologia Histórico-Cultural.
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