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POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO FRENTE À QUEIXA ESCOLAR
Cristiane Regina Kohls Beckert, Edla Grisard Caldeira Andrada

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


O presente trabalho visa apresentar uma possibilidade de atuação do psicólogo frente à queixa escolar, considerando as instituições educacionais como referenciais de conduta e comportamentos sociais, assim como promotoras da reflexividade e das potencialidades cognitivas dos educandos. O trabalho foi produzido a partir da experiência de estágio em psicologia escolar com ênfase em orientação à queixa escolar em uma instituição pública de ensino fundamental situada no município de São José (SC) em que foi evidenciada a necessidade de serem estimuladas práticas de boa interação social entre os educandos devido a agressividade apresentada no ambiente escolar.  Foi desenvolvido um plano de ação coletiva utilizando o referencial teórico do treino de habilidades sociais, técnicas de espelhamento e atividades que oportunizaram o debate sobre conflitos interpessoais entre alunos, suas famílias e a escola. A intervenção legitimou o papel da escola como articuladora social,  integrando suas práticas à complexidade humana, a fim de tornar seus alunos cidadãos conscientes enquanto seres no mundo, cientes do que os unem e os separam.

Palavras-chave


Orientação à queixa escolar, Psicologia escolar, Cidadania.

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