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A EDUCAÇÃO INFANTIL E ESPECIAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA CIDADE DE GUADALAJARA/ESPANHA
Maria De Jesus Cano Miranda

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


O presente texto objetiva conhecer o percurso da Educação Infantil e Especial em Guadalajara/Espanha e analisar as bases que fundamentam a organização, estrutura e o funcionamento desse nível de ensino tendo como ponto de partida o processo de escola inclusiva. Os pressupostos que embasam este trabalho fundamentam-se na concepção Histórico Cultural proposta por Vygotski que defende a premissa de entender o ser humano como resultado das condições históricas, sociais e culturais do meio em que vive. Portanto, trata-se de uma pesquisa de campo, realizada por meio de observações, pesquisa na literatura e análise documental em instituições de educação infantil visitadas, na cidade de Guadalajara/Espanha. Os resultados mostraram que o percurso histórico da Educação Infantil na Espanha e em Guadalajara não é diferente dos demais países, mas quanto à organização e funcionamento da mesma apresenta peculiaridades. Referentemente à Educação Especial, os resultados dos estudos evidenciaram que a Espanha é precursora do movimento da escola inclusiva, por consequência apresenta condições adequadas na organização, estrutura e funcionamento do atendimento às crianças com necessidades especiais, e também as escolas dispõem dos recursos humanos e materiais especializados de que necessitam. Assim, pode-se dizer que os centros de Educação Infantil em Guadalajara podem oferecer aos alunos em geral e àqueles que apresentam necessidades educativas especiais, uma educação voltada para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, bem como para o atendimento das necessidades individuais de cada um.


Palavras-chave


Educação infantil e especial, organização e funcionamento, atendimento especializado

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