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O PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DO FRACASSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Caroline Andrea Pottker

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em apresentar alguns pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural referente ao processo de escolarização, em especial algumas influências marxistas, como o método materialismo histórico dialético, bem como, os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento, e das funções psicológicas superiores, que possam contribuir para a atuação dos psicólogos escolares frente ao fracasso escolar. A Psicologia Histórico-Cultural é apresentada como uma teoria crítica, a qual compreende que a relação entre o homem e a sociedade é de mediação recíproca, o que significa que os fenômenos psicológicos só podem ser devidamente compreendidos em seu caráter histórico e social. O psicólogo escolar atuando segundo esta teoria pode ajudar a escola a remover seus obstáculos que se interpõem entre o sujeito e o conhecimento, favorecendo processos de humanização e desenvolvimento das funções psicológicas superiores, sendo assim, um mediador no processo de elaboração das condições necessárias para a superação do fracasso escolar.


Palavras-chave


Psicologia Histórico-Cultural; fracasso escolar; psicólogo escolar.

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