Última alteração: 2012-07-25
Resumo
- 1. INTRODUÇÃO
O projeto de extensão multidisciplinar desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP campus de Bauru, em conjunto com Associação comunitária Caná, conta também com a parceria da Fundação Odebrecht e o Serviço Social do Mosteiro de São Bento da Bahia. Iniciou-se em 10 de Março de 2007. Os trabalhos são desenvolvidos no projeto Caná, localizado no bairro Ferradura Mirim em Bauru, um bairro da periferia de Bauru. As condições de saneamento básico são mínimas, as construções não possuem infraestrutura adequada, não há no bairro serviço de saúde pública ou qualquer assistência à comunidade local. O objetivo principal do projeto é propiciar o desenvolvimento de consciência crítica em um grupo de jovens que se encontram numa faixa etária entre treze e dezoito de idade, enfatizando a inserção social e intelectual, através de encontros que ocorrem aos sábados com duração média de três horas. São aplicadas atividades como dinâmica em grupo que trabalham a identidade, educação em direitos humanos, a integração e a cidadania ativa, sempre considerando a realidade cultural em que estão inseridos, porém revelando uma nova realidade. A Pedagogia e a Psicologia comunitária, aplicadas em conjunto, visam à formação dos jovens do Bairro Ferradura Mirim, assim como, contribuir na formação dos futuros pedagogos e psicólogos postos como agentes potenciais de transformação da realidade social, através do trabalho coletivo. Os resultados desta ação começam a surgir por meio de um grupo de jovens que participam do projeto a aproximadamente três anos, e começam a desenvolver um projeto de construçaõ de um audiovisual, com o objetivo de apresentar o projeto Caná e a importância do mesmo às suas vidas. Com isso tem início a importância da escola os ajudando em ações que resultem em aprendizado e colabore para o trabalho que se dispusera a executar.
- 2. OBJETIVOS
O projeto tem como objetivos, possibilitar um espaço de reflexão no qual os adolescentes possam discutir conversar, e trocar experiências sobre questões ligadas à sua realidade, em sua maioria trazida e elegida por eles próprios. Em 2010 os objetivos foram discutir e refletir sobre temáticas ligadas a realidade dos participantes possibilitando a eles a transformação do ser em si, e do ser no mundo, e a formação da consciência crítica, e em educação em Direitos Humanos visando instrumentalizar o grupo na resolução de conflitos no próprio grupo, na comunidade e na escola. Em 2011 o objetivo proposto mantém na ideia de fortalecer a autoestima, buscar o autoconhecimento, promover transformação social e desenvolver consciência crítica baseados em novos temas que foram propostos pelos adolescentes participantes. Ao final do ano, os participantes propuseram e realizaram um curta-metragem sobre a história do bairro. Em 2012, ao se consolidar um grupo com novos integrantes, o objetivo é dar continuidade aos trabalhos realizados nos anos anteriores, com discussão livre, participação coordenada e planejada, e escolha democrática de temas. O grupo que passou por todo esse processo, optou por elaborar um novo vídeo de curta-metragem, cujo tema escolhido foi o projeto Caná.
- 3. METODOLOGIA
Através de encontros aos sábados, de maneira dinâmica, nos quais a participação ocorre por meio de coordenação e apoio dos extensionistas. Os encontros ocorrem de maneira dinâmica, São realizadas atividades de grupos como jogos dramáticos, confecção de cartazes coletivos, reflexões e discussões de temas que permeiam práticas, dúvidas, problemas de seu cotidiano, bairro, escola e sociedade, dentre outros, sugeridos pelo grupo. As atividades são finalizadas com abertura de plenárias, nos quais cada um tem oportunidade de fazer críticas e comentários a respeito do que foi proposto, visando à socialização e o desenvolvimento do pensamento crítico dos participantes. Para a elaboração do vídeo foram programadas algumas visitas como: Museu da Imagem e do Som de Bauru (MIS), onde uma professora de museologia promoverá uma visita guiada, e também disponibilizou aos mesmos todo material de que necessitarem para pesquisa, inclusive com flexibilidade de horário. Assistiram a um filme de curta metragem, conhecendo a maquete deste filme. Receberam a visita de um grupo musical, quarteto de cordas, que farão apresentação e demonstração da importância da música em um filme. A importância dessa metodologia é despertar interesse em cada um, sair método tradicional e mostrar o conhecimento fora da escola para que assim possam se sentir motivados e torna-los sujeito do seu próprio conhecimento através da interação e posicionamento critico.
4 DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÃO
No ano de 2010 foram trabalhadas temáticas como: escola, preconceito, projeto de vida profissional e leituras dinâmicas abrangendo temas polêmicos como tortura e violência. Quando discutido o tema escola, trabalhou-se com dinâmicas, música e poesia. A música utilizada foi “Estudo Errado” do cantor Gabriel O Pensador, o intuito foi que a partir da música apresentada os adolescentes criassem outra música como forma de expressão. O poema utilizado em outro encontro foi “Escola é” de Paulo Freire, a intenção foi provocar uma discussão crítica e reflexiva sobre como deveria ser a escola. Depois de utilizados esses recursos foi proposto a criação de um cartaz coletivo, em que estaria exposta a realidade escolar versus a escola ideal. Na temática preconceito foi utilizado uma cartilha, “Preconceito não é legal”, organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da UNESP de Bauru. Após a apresentação do conteúdo da cartilha foi realizada uma discussão e a construção de um cartaz em que eles escreveriam sobre os preconceitos que já sofreram e pelos preconceitos que já cometeram. Quando abordado o tema projeto de vida profissional, utilizaram-se dinâmicas de reflexões, sobre o que são atualmente e como serão daqui a 20 anos; alguns encontros foram dedicados para refletir sobre a dinâmica. Em 2011, após levantamento de temas, foi trabalhado o meio ambiente. Foi realizada uma visita a um rio da comunidade, orientada pelos próprios adolescentes. Em um segundo momento, eles produziram um cartaz após uma discussão sobre os problemas ambientais relacionados com a política e economia. No terceiro encontro assistiram, discutiram e refletiram sobre o curta-metragem “A história das Coisas” e no último encontro dessa temática, os adolescentes produziram uma carta à comunidade. Depois, a temática trabalhada foi sexualidade, sendo que dois encontros contaram com a participação de estagiários de Educação e Orientação Sexual da UNESP de Bauru. Da metade ao final do ano, o grupo realizou um curta-metragem sobre a história do Bairro Ferradura Mirim e as mudanças ocorridas desde seu surgimento até o presente. Foi um longo processo onde planejaram e organizaram formas para dirigir o mesmo. Tiraram fotos do bairro, entrevistaram moradores antigos, filmaram alguns locais e redigiram redação para montagem e edição do vídeo. Em 2012, os encontros visaram, em primeira instância, conhecer características pessoais dos membros do grupo e integrá-los entre si, a fim de desenvolver uma identidade grupal, passo primordial nas atividades de grupo. O objetivo é trabalhar com o novo grupo temas propostos pelos adolescentes, porém sempre mediando de forma a desenvolver pensamento crítico, e reflexão, assim como nas atividades realizados nos anos anteriores.
5 REFERÊNCIAS
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