Portal de Eventos - UEM, V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia

Tamanho da fonte: 
O papel da mediação no processo ensino-aprendizagem – uma análise do filme “Como estrelas na Terra, toda criança é especial”
Taiane Nascimento Andrade, Amanda Aguiar, Ana Flavia Cícero Conde, Guilherme Gazola Ferrari, Julio Cesar Freitas Giovanni, Larissa Thiwae Nagatani, Maria Rosa Ferruccio Monção, Mariane Zanella Ferreira, Marlene Aparecida W. Simionato, Mayara Almeida Bérgamo

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


Este trabalho é resultado de uma atividade do Projeto de Ensino: “Arte e Deficiência: o cinema mostrando a vida”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O constructo teórico que o fundamenta é o da Psicologia Histórico-Cultural, elaborada por L. S. Vigotski, A. R. Luria e A. Leontiev, pautada no método do materialismo histórico dialético de Karl Marx (1818-1883). O presente trabalho tem como objetivo, a partir da análise da produção cinematográfica Taare Zameen Par (traduzido para o português: “Como estrelas na terra toda criança é especial”), realizar uma reflexão que demonstre a importância da mediação no processo de ensino-aprendizagem. Para desenvolver a reflexão, foi utilizado como instrumento de análise o filme Taare Zameen Par, uma vez que tal filme possibilita observar a importância do professor como mediador entre uma criança de oito anos que apresenta dificuldades de aprendizagem e os conhecimentos produzidos socialmente. 


Palavras-chave


Mediação; Psicologia; cinema

Texto completo: PDF