Última alteração: 2012-07-25
Resumo
O presente texto resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida no período de 08/2010 a 07/2011, na Universidade Estadual de Maringá. A eleição de sua temática justifica-se porque não tem sido recorrente o estudo da Arte e da Psicologia, ou ainda, da Psicologia da Arte na formação de psicólogos, sendo que em 2010 uma disciplina foi ofertada pela primeira vez nessa direção. Nosso interesse diz respeito à contribuição que a confluência entre Psicologia, Arte e História tem para a compreensão da constituição da subjetividade e da identidade, sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural de L.S. Vygotski (1886-1934). Objetivou-se compreender a formação da subjetividade sob o viés da Psicologia com a contribuição de fatos históricos e artísticos, notadamente o Movimento Antropofágico bem como o contexto histórico e social que possibilitou seu surgimento. Conclui-se que a teoria eleita permite, por meio de uma compreensão histórica da formação do psiquismo humano que a arte, como uma das produções humanas, não só reflete o homem de seu tempo, como também contribui de maneira indiscutível para o levantamento de questões sobre o homem contemporâneo.