Portal de Eventos - UEM, V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia

Tamanho da fonte: 
PROPOSIÇÕES DE MAKARENKO E A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES
Josiane Silva Dos Santos, Patrícia Kellen Ribeiro Santos, Marta Chaves

Última alteração: 2012-10-20

Resumo


Este texto apresenta uma síntese dos estudos desenvolvidos no Projeto de Iniciação Científica denominado “Proposições de Makarenko para a educação: estudos iniciais dos poemas pedagógicos”. O pedagogo Anton Semiónovitch Makarenko (1888-1939) pode ser considerado uma das referências na educação do século XX. Escreveu textos acerca da formação educacional e da formação integral do homem. Sua obra obra-mestra, o livro “Poema Pedagógico”, possui uma edição nacional apresentada pela escritora e poetisa Tatiana Belinky. Este texto foi escrito em 3 volumes entre os anos de 1933 e 1935, e posteriormente publicado entre 1934 e 1936, no Almanaque “Ano Dezessete”, por Máximo Gorki.

Enfatizaremos em nosso estudo o primeiro volume dessa obra e os seus cinco primeiros capítulos. Destacamos que Makarenko ainda escreveu as obras “Conferências sobre Educação Infantil”, “Livro para os pais”, “Bandeira das Torres”, dentre outros.

Conhecer o referido autor se torna relevante, uma vez que é considerado um dos grandes pedagogos do século XX. Teve sua atuação no solo da revolução soviética, em meio aos enfrentamentos políticos e econômicos, onde foi convidado a elaborar uma proposta pedagógica para formar o “novo homem”, para a nova sociedade socialista que se constituía a partir da revolução de 1917. As elaborações de Makarenko pautaram-se no humanismo social de Gorki, reafirmando as proposições socialistas de coletividade e disciplina. 


Palavras-chave


Educação; Pedagogia; Makarenko.

Texto completo: PDF