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A ESCRITA DE SINAIS NO BRASIL SOB OLHAR DA COMUNIDADE ACADÊMICA
Última alteração: 2012-07-16
Resumo
A aquisição e domínio da linguagem escrita por crianças surdas, usuárias da Língua de Sinais, tem sido apontada como um dos grandes desafios do bilinguismo. Sabe-se que, o surdo enfrenta inúmeros problemas no processo de apropriação da escrita. Na busca pela superação de tais dificuldades, a proposta de um sistema de escrita que valorize o aspecto visual tem se firmado não apenas como a escrita própria de LIBRAS, mas principalmente como subsídio para o aluno surdo alcançar a destreza aspirada na escrita alfabética. O referido sistema foi em sua origem denominado signwriting. Essa terminologia foi mundialmente adotada. A escrita de sinais consiste em representar graficamente os movimentos gestuais da Língua de Sinais. Assim, há a expectativa de que esse sistema se revele uma possível solução para os problemas da escrita do surdo, decorrentes da desconexão entre a língua espaço-visual e a escrita alfabética, fundamentada na via oral-auditiva. O objetivo desse estudo é discutir a repercussão do tema em foco no âmbito educacional e científico. Nesse sentido, pode-se afirmar que a publicação, em 2001, do “Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira”, direcionou as ações de estudiosos da área de surdez e impulsionou produções referentes a esse fenômeno que pode marcar, definitivamente, a cultura da comunidade surda. A linguagem é a ferramenta humana que aproxima o homem do conhecimento e que, da mesma forma, permite que o conhecimento aprisionado em um sujeito seja compartilhado com os demais. Portanto, espera-se que, munido de uma escrita da própria Língua Brasileira de Sinais, o surdo brasileiro possa expressar e registrar seus desejos, sentimentos e pensamentos, de forma eficaz e em conformidade com sua língua natural. A pesquisa prevê o levantamento e a análise de produções científicas relacionadas ao sistema signwriting na última década, no intuito de constatar se houve ou não crescimento e aprofundamento dos estudos concernentes ao tema em foco.
Palavras-chave
Surdez; Língua de Sinais; Escrita de Sinais (sistema signwriting).
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