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A infância e o processo de escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Valéria Garcia da Silva, Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


Este estudo de caráter bibliográfico e empírico buscou em um primeiro momento, a partir da teoria Histórico-Cultural, verificar a influência da escola no desenvolvimento psíquico da criança. A pesquisa empírica teve por objetivo  investigar a compreensão de professores que lecionam no ensino fundamental de escolas públicas de uma cidade do Paraná, a respeito da importância dos conteúdos científicos para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Participaram da pesquisa 14 professores. As informações foram submetidas à análise de conteúdo e discutidas tendo por base a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados mostram que na compreensão da maioria dos educadores os conteúdos científicos não são os que promovem desenvolvimento psíquico, considerando os conteúdos do cotidiano como mais  importantes que os científicos, visualizando apenas a utilidade prática do conteúdo. Podemos concluir que a educação na atualidade tem priorizado o conhecimento utilitário, superficial, em detrimento do formal, acumulado ao longo da história da humanidade que como defende a abordagem teórica utilizada é o que mais proporciona desenvolvimento psíquico.


Palavras-chave


conhecimento cientifico; desenvolvimento psíquico; infância