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Outras Atuações: A Psicologia Escolar no Ensino Superior
Aline Ariana Alcântara Anacleto

Última alteração: 2012-07-13

Resumo


O trabalho desenvolvido refere-se à prática profissional do psicólogo escolar que atua em uma instituição de ensino superior, chamada Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A atuação da Psicologia Escolar neste nível de ensino se refere, prioritariamente, a trabalhos de acompanhamento cotidiano de alunos universitários e docentes, buscando a integração entre a atividade de aprendizagem e a atividade de ensino, realiza-se uma aproximação dos conhecimentos pedagógicos e da Psicologia que estuda o desenvolvimento humano e da Psicologia Escolar considerando a cultura e os processos históricos como importantes no processo de humanização, na tentativa de superar os fenômenos da evasão e da reprovação no ensino superior, principalmente nos períodos iniciais dos cursos oferecidos pela instituição. Este trabalho da Psicologia Escolar em nível superior representa um avanço significativo na proposta da Psicologia Escolar tradicional que focalizava sua atuação apenas nos desajustamentos dos alunos no contexto educacional, além disso, responde as metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior mantendo a qualidade dos cursos ofertados. As temáticas trabalhadas envolvem toda a comunidade acadêmica, principalmente, discentes e docentes, com questões relacionadas ao desempenho acadêmico, o que vem abrindo espaços para implantação e ampliação de programas acadêmicos destinados a contribuir com o desempenho estudantil, como Programa de Monitoria, Programa de Apoio ao Ensino, Programa de Tutoria, e também espaços formação continuada de professores, para reflexão de práticas pedagógicas direcionadas ao ensino superior.   


Palavras-chave


psicologia escolar; ensino superior; ensino-aprendizagem.

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