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COMBATENDO A VIOLÊNCIA: O USO DE RECURSOS LÚDICOS COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO FENÔMENO BULLYING PARA ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE LONDRINA E REGIÃO.
João Rafael Pimentel Colavin, Ana Paula Garcia, Gabriela Rosa, Jéssica Isabela Emmerich, Rodrigo Moreno Klein, Taciana de Souza, Tamara Zambaldi Barduco, Vanessa Aparecida de Oliveira Pereira, Solange Maria Beggiato Mezzaroba

Última alteração: 2012-07-17

Resumo


De acordo com Fante (2005), na atualidade, um dos temas que vem despertando grande interesse dos profissionais de psicologia, medicina e educação em todo o mundo é o bullying. Bullying pode ser caracterizado como agressões físicas e psicológicas de maneira repetitiva e sem motivo aparente. Embora muitas vezes o comportamento de bullying seja encarado apenas como “brincadeiras infantis de mau gosto”, naturais e que passam com o tempo, estas “brincadeiras” podem acarretar muitas consequências nefastas para a vítima, além de contribuir para o fomento da violência escolar. O bullying geralmente se dá em uma relação desigual entre vítima e agressor (Fante, 2005) onde há um atributo que define esta relação, podendo ser este atributo o desenvolvimento físico elevado, o nível intelectual e socioeconômico superior e o grau de popularidade do agressor ser elevado entre os alunos da escola.

Levando em consideração estes aspectos, em abril de 2011 foi criado o projeto de extensão “Combatendo a violência: práticas preventivas e interventivas nas situações de bullying escolar”, visando esclarecer e conscientizar alunos, professores e pais sobre a gravidade, a seriedade e a importância do fenômeno bullying bem como suas consequências sobre as vítimas deste tipo de agressão.

Segundo Sulzarty (2011), atividades lúdicas auxiliam na compreensão e reflexão do bullying de forma inteligente. Uma das formas citadas por Sulzarty (2011) é a atividade de dramatização, onde os palestrantes desenvolvem uma atividade de teatro com a temática bullying, abordando cenas cotidianas de uma pessoa que sofre esta violência, uma pessoa que pratica o bullying e os espectadores, que assistem toda a agressão mas se omitem, com medo de se tornar uma possível vítima daquele determinado agressor (Sulzarty, 2011).

Desta forma, em 2012 iniciaram-se os trabalhos de dramatização de cenas de bullying com alunos e professores de escolas estaduais da região de Londrina\Pr.


Palavras-chave


Bullying; escola; teatro.

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