Última alteração: 2012-07-17
Resumo
De acordo com Fante (2005), na atualidade, um dos temas que vem despertando grande interesse dos profissionais de psicologia, medicina e educação em todo o mundo é o bullying. Bullying pode ser caracterizado como agressões físicas e psicológicas de maneira repetitiva e sem motivo aparente. Embora muitas vezes o comportamento de bullying seja encarado apenas como “brincadeiras infantis de mau gosto”, naturais e que passam com o tempo, estas “brincadeiras” podem acarretar muitas consequências nefastas para a vítima, além de contribuir para o fomento da violência escolar. O bullying geralmente se dá em uma relação desigual entre vítima e agressor (Fante, 2005) onde há um atributo que define esta relação, podendo ser este atributo o desenvolvimento físico elevado, o nível intelectual e socioeconômico superior e o grau de popularidade do agressor ser elevado entre os alunos da escola.
Levando em consideração estes aspectos, em abril de 2011 foi criado o projeto de extensão “Combatendo a violência: práticas preventivas e interventivas nas situações de bullying escolar”, visando esclarecer e conscientizar alunos, professores e pais sobre a gravidade, a seriedade e a importância do fenômeno bullying bem como suas consequências sobre as vítimas deste tipo de agressão.
Segundo Sulzarty (2011), atividades lúdicas auxiliam na compreensão e reflexão do bullying de forma inteligente. Uma das formas citadas por Sulzarty (2011) é a atividade de dramatização, onde os palestrantes desenvolvem uma atividade de teatro com a temática bullying, abordando cenas cotidianas de uma pessoa que sofre esta violência, uma pessoa que pratica o bullying e os espectadores, que assistem toda a agressão mas se omitem, com medo de se tornar uma possível vítima daquele determinado agressor (Sulzarty, 2011).
Desta forma, em 2012 iniciaram-se os trabalhos de dramatização de cenas de bullying com alunos e professores de escolas estaduais da região de Londrina\Pr.