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A interface saúde-escola e o favorecimento de um ambiente de interação e troca de experiência em educação infantil
Última alteração: 2012-07-25
Resumo
A demanda para atendimento infantil em clínicas psicológicas e serviços de saúde mental têm crescido consideravelmente nos últimos anos, sobretudo relacionada a queixas de comportamento, mesmo em idades precoces. Com base na concepção de que o ambiente pode propiciar vínculos imprescindíveis para o desenvolvimento da criança e no perfil da dinâmica familiar atual, escolheu-se uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Assis para a realização deste projeto de extensão. Este projeto tem como objetivos conhecer as características de organização, funcionamento e rotina de uma escola de educação infantil do município de Assis; identificar a compreensão, dificuldades, dúvidas e principais necessidades dos educadores e pais a respeito das características das crianças em cada idade do desenvolvimento; propiciar espaços que permitam reflexões e discussões que possam contribuir para a saúde e a educação das crianças. São realizados encontros mensais com os pais e educadores por meio de atividades grupais e de reflexões sobre questões pertinentes ao desenvolvimento infantil, papel da escola e dos educadores e atividades pedagógicas oferecidas, de acordo com as diferentes faixas etárias das crianças. Os encontros ocorrem separadamente, entre pais e educadores, e os temas abordados nos grupos são escolhidos de acordo a demanda e as necessidades de cada grupo. São realizadas observações semanais das crianças em ambiente escolar e atividades musicais com as crianças de todas as séries da escola. Semanalmente, são realizados encontros entre os alunos integrantes e a docente responsável pelo projeto para discussão de textos e artigos teóricos e avaliação das dificuldades e avanços obtidos que contribuam para a elaboração das atividades desenvolvidas. Até o presente momento, há a demonstração de grande interesse e participação por parte dos pais e professores nos encontros. Verificou-se que o espaço oferecido funciona como um local no qual é possível compartilhar as angústias e dúvidas vividas na rotina, bem como refletir a respeito do papel e função desenvolvidos na relação com as crianças. Além disso, os grupos podem funcionar como um espaço de continência para o sofrimento vivido tanto na rotina escolar como familiar. Nos discursos de ambos os grupos, foi possível perceber certo conflito na diferenciação entre os ambientes nos quais a criança convive, ou seja, o que é oferecido a ela na creche versus a rotina que lhe é apresentada em casa. Com relação às crianças, todas as atividades realizadas até o momento apenas confirmam a importância do ambiente favorável, não apenas associado aos cuidados com a saúde e a educação, mas também à garantia de cuidados necessários e capazes de promover o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo. A insegurança, a fragilização e a indeterminação dos papéis materno e paterno, podem gerar uma lacuna nos papéis familiares e dificuldades em lidar com o desenvolvimento das crianças, fortalecendo um olhar patologizante sobre a infância. Devido ao desconhecimento das características e necessidades da criança durante o seu desenvolvimento, é comum perceber que tanto pais como professores atribuem um significado negativo a alguns comportamentos infantis, principalmente com relação à agressividade e a teimosia. Com base nesse processo, fica evidente que o enfraquecimento e fragilidade das funções parentais têm outra consequência, a atribuição de um poder às crianças, que passam a ser compreendidas como poderosas e exigentes, enquanto estes tornam-se reféns das mesmas. No momento em que há um espaço para a reflexão, os pais podem sentir-se mais confiantes no exercício de suas funções e na importância que estas têm para o desenvolvimento infantil. Assim como ocorre com as crianças, que necessitam de um ambiente acolhedor para suas necessidades e angústias na qual possam reconhecer-se e ter a confiança de que serão atendidas, pais e professores, fragilizados e inseguros devido aos contornos sociais e políticos que verificamos nas instituições (escolar e familiar) e no contexto atual, podem se beneficiar de uma experiência enriquecedora e acolhedora num espaço compartilhado e mediado, resultando num fortalecimento e na busca de solução grupal.
Palavras-chave
desenvolvimento infantil; pais; educadores
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