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RECRI(E)AR EXPRESSÕES: VIVÊNCIAS DA PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE ABRIGO/ACOLHIMENTO
Melissa Hans Sasson, Verônica Suzuki Kemmelmeier, Nájila Cristina Camargo, Cleide Silvane Wachholz, Bianca Grabicoski, Jussara de Bertoli, Louísy Rosa

Última alteração: 2012-07-25

Resumo


O presente trabalho, é reflexo do projeto de extensão "Vivências Lúdicas nas Instituições de Abrigo", da Universidade Estadual do Centro Oeste, cujo busca apresentar o objetivo, a metodologia e os resultados da atuação dos acadêmicos em uma Instituição de Acolhimento e também promover a cogitação de se estenderem projetos nessa área, visto que as crianças e adolescentes institucionalizados devem ser vistos não como indivíduos estigmatizados e vitimizados, e sim como indivíduos de direitos que devem ser priorizados já que pertencems a situações de risco e muitas vezes de vulnerabilidade. Para tanto, por meio de oficinas lúdicas são trabalhados diversos tópicos que buscam propiciar às crianças e adolescentes aspectos que promovam a identidade individual e a reflexão sobre si enquanto sujeito de direitos inserido na sociedade. Também tem-se o propósito de possibilitar um autoconhecimento da história de vida, do papel social, de proporcionar meios de expressão através de desenho, escrita ou relatos verbais; bem como, auxiliar no desenvolvimento social e cognitivo dos participantes, buscando contribuir para a formação de perspectivas de um futuro de qualidade pessoal e social.

 


Palavras-chave


Instituição de Abrigo/Acolhimento; Psicologia; Políticas Públicas

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