Visão Geral

"FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO E REVOLUÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA"

Numa época marcada pela diversidade de conhecimentos, por sua crescente especialização e pela tônica de demarcação de espaços profissionais, como estariam as fronteiras do conhecimento? Vivemos um processo de interlocução que possibilita ao conhecimento transcender fronteiras ou elas ainda se constituem como modos identitários necessários a diferentes áreas? É possível afirmar que a educação física, a partir da década de 1980, passou por revoluções epistemológicas ou essas mudanças ainda estariam por ser configuradas a partir de novos modos de organização desse campo?

Esse é o chamado que a área de Práticas sociais em Educação Física, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, faz à comunidade acadêmica, convidando-a para o debate, que é de interlocução entre as subáreas da educação física – sociocultural/pedagógica e biodinâmica do movimento humano – no intuito de debater como o conhecimento se constrói, quais os limites e avanços para o diálogo interfronteiras, quais as perspectivas desse diálogo para o enfrentamento de problemáticas junto à educação física e quais as possibilidades de exercício de uma racionalidade pautada na alteridade, que veja no “outro”, no “diferente”, formas de aprendizado e de reconhecimento necessários para avanços que se constituam como revoluções do pensamento da área.

É com esse intuito, de debate acerca de problemáticas que tocam a área de educação física, de compartilhar os conhecimentos que produzimos nas subáreas sociocultural/pegagógica e biodinâmica do movimento humano, de refletir acerca das fronteiras e das revoluções que esperamos vê-lo em Maringá, em agosto de 2015.

Saudações cordiais!




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