Submissões gerais
					
					
			
				| 
				Modelagem Matemática: uma possibilidade de navegação com alunos do ensino fundamental				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Odécio Batista Martins,											José Luiz Moreira Claro Lovato									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO BASEADO NO AUTOCONCEITO PARA ANALISAR OS REFLEXOS DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Juliana Salvador,											Luciano Lessa Lorenzoni,											Oscar Luiz Teixeira Rezende,											Maria Alice Veiga Ferreira de Souza									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM METAESTUDO DAS PRODUÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS DO PDE/PR:  UM OLHAR PARA OS SUJEITOS PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daniel Zampieri Loureiro,											Tiago Emanuel Klüber									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AMPULHETAS DE AREIA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Edineia dos Santos Brizola Brum,											Danieli Rostirolla Wille,											Vanessa Largo,											Emerson Tortola									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO REFLEXIVO NO AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DAS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS, TÉCNICAS E REFLEXIVAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											JONISARIO LITTIG,											LUCIANO LESSA LORENZONI									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O FORMALISMO MATEMÁTICO NA REPRESENTAÇÃO DOS MODELOS EM CONTEXTOS INTERDISCIPLINARES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA,											WAGNER MORRONE,											MAURO SÉRGIO TEIXEIRA DE ARAÚJO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS AÇÕES COGNITVAS E A ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wasley Antonio Ronchetti,											Everton Murilo da Vitória Olario,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende,											Luciano Lessa Lorenzoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APROXIMANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICO, TECNOLÓGICO E REFLEXIVO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Silvana Cocco Dalvi,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende,											Luciano Lessa Lorenzoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENVOLVIMENTO DO EMPOWERMENT VIA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DO CRESCIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO DE COLATINA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mirelly Katiene Silva Boone,											Luciano Lessa Lorenzoni,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Laiana Meneguelli,											Oscar Luiz Teixeira de Rezende,											Luciano Lessa Lorenzoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											EMANUELA NASCIMENTO ALVES,											OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE,											LUCIANO LESSA LORENZONI									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA POR MEIO DE QUADRINHOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											JONISARIO LITTIG,											LUCIANO LESSA LORENZONI									 | 
				 | 
			
			
		
			
Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia
 Universidade Estadual de Maringá
 Avenida Colombo, 5970 - Jardim Universitário
 Bloco T 20  - CEP: 87020-900
 Maringá - Paraná
simposiopbf@gmail.com | (44) 3011-4805