Portal de Eventos - UEM, II Seminário de Pesquisa em Análise do Comportamento: Práxis em Análise do Comportamento

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Teoria das molduras relacionais: Um novo olhar sobre a pesquisa básica com humanos
João Henrique de Almeida

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


A Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory ou RFT) é uma explicaçãoanalítico-comportamental para linguagem e cognição humana, permitindo análises funcionaisconsiderando como o Responder Relacional Derivado como núcleo, e mostrando como essapossibilidade altera, no ambiente, a experiência dos organismos verbalmente capazes. Demaneira prática, considerar como unidade de análise o Responder Relacional ArbitrariamenteAplicável para compreensão do comportamento verbal, traz esse elemento para praticamentetodas as interações organismo-ambiente. Nessa proposta, reconhecemos que o fluxocomportamental dos seres humanos verbalmente competentes apresenta com alta frequênciacomportamentos relacionais derivados, sendo esses essenciais para o estabelecimento deincontáveis respostas, mesmo aquelas que, em uma análise topográfica, poderíamosconsiderar como não-verbais. Dessa forma, esta dicotomia torna-se, em uma perspectivafuncional, sem sentido. Nesse caso, o fator importante a se observar é a complexidade dorepertório do organismo sob análise e, assim, compreender quais são as potencialidades queele permite. A partir dessa proposta, temos no contexto experimental novas possibilidades decompreensão de variáveis históricas, sejam essas variáveis o objeto de estudo ou não. Com osurgimento da RFT, uma maior ligação da pesquisa básica e a aplicação se mostrou possível –existe hoje especialmente uma motivação para tornar o diálogo no contexto aplicado rico emprincípios básicos, o que tornaria essa troca de informações e experiências ainda mais direta econtínua. Nesse contexto, como ilustração do impacto da proposta da RFT na interpretação eestudo de questões do cotidiano, iremos apresentar alguns dados de pesquisa que, apesar deterem sido desenvolvidas no contexto do laboratório experimental, permitem extrapolações eum aprofundamento no conhecimento de fenômenos socialmente relevantes. O primeiroestudo apresentado mostra como o significado aprendido de elementos presentes na cultura dedois países em conflito pode ser uma variável relevante para dificultar a observação deaprendizagem derivada. Este trabalho replica os resultados do famoso estudo de Watt ecolaboradores, com participantes da Catalunha e emprega, além de elementos catalães,símbolos espanhóis. O segundo trabalho, empregando métodos de mensuração implícita,buscou avaliar a importância da flexibilidade psicológica especificamente no julgamento depotenciais vítimas de estupro. O último experimento apresentado investigou questõesrelacionadas ao preconceito racial criado em laboratório com o uso de um análogoexperimental, permitindo compreender como o responder relacional arbitrariamente aplicávelpermite a transformação de funções de forma ampla. Cada um desses trabalhos, à suamaneira, ressalta a importância de investigarmos fenômenos complexos a partir daperspectiva analítico-comportamental que, em muitos casos, são objeto de estudo apenas deoutras abordagens. Somente com um crescimento do interesse dos analistas docomportamento pela investigação destes fenômenos seremos capazes de refinar o seu estudo eexplicação.

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